Astrologia sempre!

Astrologia sempre!
agosto 15 21:35 2018

 

Os Elementos, Qualidades,Polaridades e Signos.

 

Os Elementos

 O FOGO, que representa ação e criatividade, é o combustível de Áries, Leão e Sagitário. É considerado quente e seco. As pessoas com bastante elemento fogo tendem a ser otimistas, idealistas, dinâmicas e com coragem de assumir riscos e enfrentar desafios. Demonstram determinação e perseverança e podem gostar de mais mandar do que obedecer. Toda essa disposição pode trazer agitação e impulsividade. Podem ser um pouco insensíveis e indiferentes, por vezes egoístas e arrogantes. Na raiva tendem a magoar os outros, mas geralmente não guardam rancor. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Colérico.

 A TERRA, que significa substância e praticidade, é a marca de Touro, Virgem e Capricórnio. É considerada fria e seca. Pessoas com grande quantidade de terra no mapa tendem a ser mais introspectivas, sensíveis, passivas e de forte empatia. Podem também ser um pouco ansiosas e pessimistas. A teimosia é outra tendência, que faz com que fique mais difícil mudarem de ideia. Geralmente não curtem muito futilidades e são bastante racionais. Antigamente eram chamadas de pessoas com Humor Melancólico.

 O AR, que corresponde ao intelecto e comunicação, é a força motriz de Gêmeos, Libra e Aquário. É considerado quente e úmido. Pessoas com muito elemento ar no mapa tendem a ser mais ativas, sociáveis e animadas. Essa energia toda favorece concentração e intelectualidade. Podem ser volúveis e indisciplinadas, por isso não curtem muito criar raízes, sendo mais desprendidas e estando sempre em movimento. Têm que ter cuidado para não acreditar demais nas pessoas ou nas próprias fantasias. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Sanguíneo.

 A ÁGUA, que simboliza as emoções, sublinha os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. É considerada fria e úmida. Estes signos tendem a ser mais pacientes, compassivos e empáticos. Pessoas com muito elemento água são geralmente consideradas mais emocionais, calmas e bastante adaptáveis a qualquer ambiente, situação e pessoas. Suas emoções estão sempre transbordando, mas tendem a ser contidos, demonstrando pouca impulsividade. Isso pode fazer com que sigam o desejo de outros. Antigamente eram classificadas como pessoas de Humor Fleumático.

As Qualidades

A Astrologia segue as quatro estações e cada um desses períodos de três meses de duração é composto de um começo, meio e fim. Todo mês eles se manifestam na natureza de uma maneira variada. O início do inverno, por exemplo, não é tão frio como o meio. O meio do verão é geralmente um pouco mais quente do que o fim. As três qualidades representam estas três partes das estações:

A qualidade CARDINAL marca o início da temporada e o poder da iniciação;
A qualidade FIXA corresponde ao meio da estação e o poder de sustentação;
A qualidade MUTÁVEL representa o fim da estação e do poder de mudança.

Portanto, cada um dos quatro elementos apresenta uma expressão cardinal, uma expressão fixa e uma expressão mutável.

Assim, temos:

Os signos cardinais: Áries (fogo), Libra (ar), Câncer (água) e Capricórnio (terra), têm tendência para impulsividade nas ações e costuma gerar audácia e coragem para tomar iniciativas, podendo também causar precipitação e impaciência. Inovação é outra característica positiva. Ao mesmo tempo em que gera força para começar coisas, pode trazer dificuldades para continuar e manter o que se iniciou.

Os signos fixos: Touro (terra), Escorpião (água), Aquário (ar) e Leão (fogo) tendem a ser mais resistentes a qualquer tipo de mudança, daí surgem características como estagnação e teimosia. Podem ter problemas para se adaptar a mudanças, mas costumam ter muita força de vontade para trabalhar em busca de seu sustento e manter o foco nas tarefas. Seus desejos e emoções tendem a ser intensos e gostam de manter as coisas, sejam bens materiais ou relacionamentos.

Os signos mutáveis: Gêmeos (ar), Sagitário (fogo), Peixes (água) e Virgem (terra). Tendem a ser mais flexíveis, adaptáveis e astutos por conta dessa mutabilidade. Por outro lado, essa mesma ação mutável também pode trazer dúvidas, indecisão e um pouco de superficialidade. Porém, por baixo de toda essa possível alternância, existe uma enorme força propulsora de adaptação a qualquer situação. 

Elementos e o seu temperamento

Como vimos, cada elemento possui características bem definidas que podem nos influenciar de várias maneiras. Sempre que pensar neles, lembre-se:

  • Pense na Terra como algo sólido. Tem a ver com nossa capacidade de realização, com o toque, sensações;
  • Já o Fogo é mais ardente, espontâneo, abstrato e age influenciando a criatividade, as novas ideias, atiçando aventuras, propelindo ação e o nosso lado artístico.
  • O Ar e nossa comunicação tem tudo a ver. Ele estimula nossa mente e dá força aos nossos pensamentos e linguagem, sempre em busca do melhor;
  • A Água tem a ver com emoções. Transparente, faz todos os sentimentos ganharem vida e força dentro da gente. Seu temperamento mais especial.

Cada pessoa tem um temperamento muito particular, um misto de influências astrológicas e experiências diárias. Nosso signo solar, lunar, o ascendente e vários outros aspectos se unem para nos influenciar de várias formas. Vai depender de nós como receberemos essas influências, como vamos processá-las.

O temperamento acaba sendo um reflexo dessas influências e do nosso interior. Tudo que fazemos dia após dia, como reagimos a cada tipo de situação, como tratamos os outros e até nossos trejeitos e maneira de se vestir mostram como nossas experiências de vida e os astros nos influenciaram. E é através do nosso temperamento que as pessoas vão tentar nos entender e conhecer melhor.

Quando fazemos nosso mapa astral, na verdade estamos tentando “calcular” com a maior precisão possível as influências que os planetas, signos e aspectos podem exercer sobre a gente. Da mesma forma devemos considerar a importância dos elementos que se relacionam com os signos e os planetas. Terra, fogo, ar e água também podem influenciar nosso temperamento e humor. Na verdade, assim que começamos a olhar nosso mapa astral, uma das primeiras coisas que analisamos é justamente a representatividade de cada um desses elementos no mapa.

Se você já viu seu mapa astral, deve ter visto as porcentagens dos elementos: se terra fraco, água fraco, fogo forte, ar forte e por aí vai. Isso é um demonstrativo da presença dos elementos em sua personalidade. No caso citado, por exemplo, terra e água estariam meio que ausentes, enquanto que fogo e ar estariam bem presentes.

O que pode acontecer? Bom, a falta de algum elemento no mapa pode levar a pessoa a tentar preenchê-la de alguma forma. Talvez se relacionando com pessoas que tenham traços fortes desses elementos. Já a presença excessiva de alguns elementos pode levar a pessoa a ser muito influenciada por eles, o que pode causar um certo desbalanceamento para com os significados e situações dos outros.

O Poder Essencial dos Signos

Você pode assimilar muito sobre qualquer signo astrológico simplesmente combinando as características de seu elemento com as de sua qualidade. Esta fórmula fácil ajuda a determinar a raiz do poder de qualquer arquétipo específico, estimulando a sua compreensão das pessoas ao seu redor.

Áries: É fogo cardinal. Sua raiz de poder deriva de uma capacidade de iniciar (cardinal) uma ação (fogo). O seu sucesso exige iniciação, empurrar para frente seus objetivos. É preciso se liberar (fogo) de qualquer opressão de modo que o indivíduo seja capaz de conduzir (cardinal) a si mesmo e aos outros.

Touro: É terra fixa. Sua poder inerente deriva da estabilidade (terra) e paciência, sustentando (fixo) um esforço por longos períodos de tempo. É preciso conectar-se aos seus cinco sentidos e se fixar (terra + fixo) em assuntos que dizem respeito os seus talentos, valores e finanças.

Gêmeos: É o ar mutável. Seu poder inerente deriva da possibilidade de ajustar (mutável) o estilo de comunicação (ar) a qualquer circunstância flutuante. Improvisando (mutável) e exercendo a sua inteligência (ar), os indivíduos conseguem alcançar as suas aspirações.

Câncer: É a água cardinal. Seu poder inerente deriva do início (cardinal) de processos emocionais (água). É um doador (cardinal) de vida. Para explorar o seu potencial, precisa iniciar (cardinal) situações que permitam cuidar (água) de pessoas ou projetos.

Leão: É o fogo fixo. Seu poder inerente deriva da perseverança (fixa) em ação (fogo). Pode se tornar respeitado em seus círculos se mantiver uma força criativa (fogo) constante e concentrada (fixo) visando como objetivo final a excelência através da benevolência.

Virgem: É terra mutável. Seu poder inerente vem de sua capacidade para editar, corrigir e ajustar (mutável) situações para que a vida em torno dele se torne mais eficiente e eficaz (terra). Este trabalho editorial, em última análise, deve ser direcionado para servir à humanidade.

Libra: É ar cardinal. Seu poder inerente deriva de iniciar (cardinal) a comunicação (ar). Esta habilidade concede-lhe domínio sobre as relações, a política e a justiça, desde que iniciem (cardinal) conversas e trabalhem sua diplomacia (ar).

Escorpião: É água fixa. Seu poder inerente da capacidade de se manter (fixo) de forma intensamente emocional e íntima (água) nos relacionamentos. Pode ser bem-sucedido se permitir se expôr e ser exposto, se curar e ser curado, mergulhando tão fundo quanto puder na essência fundamental (fixo) das emoções (água) que motivam os outros.

Sagitário: É fogo mutável. Seu poder inerente vem de sua capacidade de espalhar (mutável) filosofias, conhecimento superior, códigos morais e crenças (fogo), especialmente quando exerce o seu senso inato de otimismo. Seu dever para com a humanidade está relacionado em ensinar, aprender e ajustar (mutável) as atitudes e ações (fogo) dos outros.

Capricórnio: É terra cardinal. Sua raiz de poder deriva de iniciar (cardinal) aplicações práticas de talentos, habilidades e recursos (terra). Encarna o plano de negócios da roda zodiacal. O sucesso é garantido quando define uma meta (cardinal) e em seguida pratica a paciência e disciplina para ancançá-la (terra).

Aquário: É ar fixo. Seu poder inerente deriva de uma interação estável e consistente (fixa) com a sua comunidade (ar). É o pilar (fixo) de um grande grupo de pessoas (ar). Seu sucesso está em cultivar ideias (ar) inovadoras, originais e futuristas.

Peixes: É água mutável. Seu poder inerente deriva da sua capacidade em melhorar a vida e gerar mudança (mutável) usando a imaginação, espiritualidade e compaixão (água). Pode cultivar o sucesso com a sua sensibilidade para o estado emocional (água) dos outros. Sonhos e fantasias (água) servem muitas vezes como instrumentos para manifestar sua vida preferida.

 

 

Ler Mais Artigos

Sobre o Autor do Artigo

Vilma Aparecida Mascagni
Vilma Aparecida Mascagni

Ler Mais Artigos